Avançar para o conteúdo principal

Bolinhos de abóbora e um feliz Halloween

Ola a todos, finalmente o Halloween chegou, a minha altura favorita do ano.
  O Halloween é a mais conhecida das festas pagâs, é a festa sagrada mais importante para os Wiccanos, pois marca o final de um ano e o inicio de outro. Os Antigos afirmavam que é no decorrer desta noite que o véu entre o nosso mundo e o dos espíritos é mais fino e que, em consequência, as almas das pessoas mortas podem voltar á terra durante algumas horas.
Pratos a servir:

  Guisado de carne e legumes; tarte de abóbora; pão de nozes; queques de arando; cerveja; ponche de vinho com especiarias, tisanas.

Eu decidi fazer um bolo de abóbora com decorações diferentes, a minha irmã e fotografa do blog esteve todo o dia a ajudar, as caras dos fantasmas foram feitas por ela e estão um maximo :D


Ingredientes:

400g de abóbora manteiga
3 ovos
300g de farinha de trigo
400g de açúcar
1 C/chá de fermento
1 C/ché de canela em pó
2dl de óleo



Confecção:

Pré aqueça o forno a 180ºC e unte com margarina um tabuleiro rectangular de ir ao forno, polvilhe com farinha.
Descasque e coza a abóbora transformando em seguida em puré.
 Comesse por misturar os ovos com o açúcar até ficar uma massa esbranquiçada, em seguida coloque o óleo e volte a misturar, em seguida vá colocando a abóbora.
Coloque a canela, o fermento e a farinha aos poucos, sempre batendo.  Estando a massa preparada poderá colocar no tabuleiro e levar ao forno por cerca de 30 a 45 minutos.
  Deixe arrefecer dentro do forno.
Desenforme e poderá cortar em rodelas pequenas ou outro formato que goste para poder começar a decorar.



O que eu usei:
Para os fantasmas: Natas batidas com áçucar, o formato é feito com o saco de pasteleiro, os olhos são pepitas de chocolate, o recheio é nata.


Para a aranha: O corpo é feito com côco e chocolate de leite derretido em banho maria, tudo envolvido, formam-se 2 bolas e leva-se ao frigorifico, as patas são de chocolate também e são depois unidas ao corpo, os olhos são sementes. Para a cobertura , chocolate de leite derretido e por cima côco ralado pintado com corante verde, o recheio é só o chocolate.



Para o bolo com sangue: O mais fácil, nata batida com com açúcar para o recheio e para a cobertura, na cobertura é doce de morango a fazer de sangue.

Para a lápide: a cobertura e o recheio é igual á cobertura do bolo da aranha, a lápide é chocolate derretido em banho maria, tanto um como o outro da escritura.



Todas as decorações em chocolate vão ao frigorifico durante um tempo até solidificar.

Feliz Noite de Halloween
Filipa Mota

Comentários

  1. Está tudo fantástico a apresentação é mesmo malvada.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Adorei as fotos,esta um post muito engraçado.
    O bolo parece-me bem delicioso
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Oi, li alguns posts do seu blog e achei muito interessante,com certeza você tem potencial, vi que você é uma pessoa esforçada que só quer falar e ser ouvida na blogosfera, assim como eu. Posso dizer que gostei muito do que li, sei que será um grande blog pois é de fácil entendimento e o conteúdo é gostoso de ler. Sou Luciana Shirley do blog http://coisasecoisasdalu.blogspot.com.br/ se desejar me visite e siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderEliminar
  4. Oi Filipa, as fotos ficaram mt legais, assim como o bolo e td a decoração, parabéns pra vcs!
    Bjs ❤️
    www.viveraprendendo.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Gemada para o pai

ola a todos, hoje é dia do pai, evoca-se como origem desta data a Babilónia, onde, á mais de 4 mil anos, um jovem moldou em argila o primeiro cartão a desejar felicidades a seu pai.
  Hoje trago uma gemada que a minha mãe faz já á muitos anos que é super simples e energética. Eu não tenho pai, mas tenho a melhor mãe que poderia desejar :)

Ingredientes:                                                   Para 1 copo
1 gema 2 c/sopa de açúcar 1 garrafa mini de cerveja preta

Coloque a gema numa taça e as colheres de açúcar, envolva tudo muito bem. Em seguida vá colocando a cerveja sempre mexendo, está pronto. Leve um pouco ao frigorífico e quando o seu pai chegar, nada como uma bebida energética depois de um dia de trabalho :)

É simples mas bastante saborosa, poderá também substituir a cerveja por vinho tinto, fica delicioso.

Um especial agradecimento ao Mr. Fox por emprestar a sua gravata para a sessão fotográfica :D

Um feliz dia do pai.
Alain Clark - Father & Friend (Official Video)
Fil…

Cheesecake de lima

Ola a todos, a minha irmã acabou o seu curso de fotografia, já tem o diploma, e para comemorar eu e a minha mãe fizemos um almoço especial, eu tratei da sobremesa, um cheesecake de lima.
  Esta receita tirei do programa da Chef Siba, ficou uma verdadeira delicia, eu nunca gostei muito de cheescakes e adorei este.


Ingredientes:
400g de bolacha maria 200g de manteiga derretida 500g de queijo creme ligth 2 latas de leite condensado 4 limas 250ml de natas 
Preparação:
Triture toda a bolacha, em seguida incorpore muito bem a manteiga, caso contrario a sua base poderá começar a desfazer-se quando for servir. Num tabuleiro próprio coloque a sua mistura pressionando muito bem até formar uma base, reserve.

  Numa taça coloque o seu queijo creme e bata um pouco, junte em seguida as latas de leite condensado e envolva tudo muito bem, tem de ganhar uma textura suave, em seguida junte o sumo das limas e a raspa (reserve um pouco da raspa para decoração se assim e desejar), volte a envolver tudo muit…

Panna cotta de lima com mirtilos

Nunca tinha feito panna cotta por isso decidi experimentar, correu bem e adorei o sabor, vou repetir claro.


Ingredientes:

200 ml de leite
200 ml de natas
5 folhas de gelatina sem sabor
3 c/sopa de açúcar
Raspa de 2 limas
Mirtilos q.b.


Preparação:

Num tacho, leve ao lume as natas, o leite, a raspa das 2 limas e o açúcar, deixe ferver. Enquanto isso, coloque as folhas de gelatina a hidratar em um pouco de água fria por 5 minutos. Esprema bem as folhas e coloque no preparado anterior, mexa bem até dissolverem por completo.


Apague o lume e verta o preparado em forminhas de selicone, leve ao frio até solidificar, cerca de 5 a 6 horas. Retire do frio, desenforme e sirva com os mirtilos.



Fotos de Filipa Mota