Avançar para o conteúdo principal

Gonçalo Cadilhe nas Ilhas das especiarias

Ontem andava pelo facebook de Gonçalo Cadilhe e encontrei uns vídeos bastante interessantes sobre especiarias, como uma fã de Gonçalo Cadilhe e amante de especiarias não podia deixar de ver e partilhar com vocês claro. Alguns de vocês provavelmente ao ver a RTP 2 já viram o video, eu praticamente não ligo a TV, não me faz muita falta para ser sincera.



Documentário de Gonçalo Cadilhe sobre os 500 anos da chegada dos portugueses às Molucas
Se a história da humanidade fosse contada por marcos e momentos fundamentais, em vez do fluxo natural que lhe está associado e a que chamamos correr do tempo, a chegada dos primeiros europeus às Ilhas das Especiarias merecia figurar como um desses marcos fundamentais. O valor simbólico do desembarque da armada de António de Abreu nas Ilhas da Banda e as aventurosas peripécias que conduziram Francisco Serrão a Ternate e Tidore davam ótimo material para um blockbuster de Hollywood.
Projeto da autoria de Gonçalo Cadilhe, que conta a gesta da chegada dos portugueses às Molucas em 1512. Desde apreparação da viagem, a partir de Malaca, sob as ordens de Albuquerque, passando pelas expectativas acalentadas com esta expedição, até às consequências que a descoberta teve na geopolítica mundial - desde a viagem de Magalhães para determinar o anti meridiano à economia da Idade Moderna baseada nas possessões coloniais, passando por episódios de grande ironia histórica como o da atribuição da Ilha de Manhattan aos ingleses a troco da Ilha de Rum - o autor pretende com este documentário informal mas didático, a meio caminho entre o registo “travel documentary” e lição de história, celebrar os 500 anos de precisamente um dos marcos mais significativos da História Global.


Aproveito também para recomendar a quem ainda não leu o livro "Encontros Marcados", acabei de o ler ontem e adorei claro, faz-nos sonhar e aprendemos muito com ele.


Sinopse
Quando se junta na mesma pessoa o viajante, o escritor e o supersticioso daqueles que acredita, no destino, mas só depois de ele ter acontecido -qual é o resultado? Gonçalo Cadilhe revela agora alguns dos momentos marcantes que o ajudaram a definir a sua carreira de viajante, a sua vida de espírito livre e o mundo em que se move. São os encontros marcados pelo destino e com os quais o autor nos surpreende numa colecção de textos luminosos, sobre tudo o que nos pode acontecer a viajar pelo mundo; ou em casa a ler sobre esse mundo; ou na vida, quando crescemos, e só mais tarde, ao olhar para trás, percebemos a marca que deixou.
Encontros Marcados de Gonçalo Cadilhe

https://www.facebook.com/goncalocadilhe?fref=ts




  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Gemada para o pai

ola a todos, hoje é dia do pai, evoca-se como origem desta data a Babilónia, onde, á mais de 4 mil anos, um jovem moldou em argila o primeiro cartão a desejar felicidades a seu pai.
  Hoje trago uma gemada que a minha mãe faz já á muitos anos que é super simples e energética. Eu não tenho pai, mas tenho a melhor mãe que poderia desejar :)

Ingredientes:                                                   Para 1 copo
1 gema 2 c/sopa de açúcar 1 garrafa mini de cerveja preta

Coloque a gema numa taça e as colheres de açúcar, envolva tudo muito bem. Em seguida vá colocando a cerveja sempre mexendo, está pronto. Leve um pouco ao frigorífico e quando o seu pai chegar, nada como uma bebida energética depois de um dia de trabalho :)

É simples mas bastante saborosa, poderá também substituir a cerveja por vinho tinto, fica delicioso.

Um especial agradecimento ao Mr. Fox por emprestar a sua gravata para a sessão fotográfica :D

Um feliz dia do pai.
Alain Clark - Father & Friend (Official Video)
Fil…

Cheesecake de lima

Ola a todos, a minha irmã acabou o seu curso de fotografia, já tem o diploma, e para comemorar eu e a minha mãe fizemos um almoço especial, eu tratei da sobremesa, um cheesecake de lima.
  Esta receita tirei do programa da Chef Siba, ficou uma verdadeira delicia, eu nunca gostei muito de cheescakes e adorei este.


Ingredientes:
400g de bolacha maria 200g de manteiga derretida 500g de queijo creme ligth 2 latas de leite condensado 4 limas 250ml de natas 
Preparação:
Triture toda a bolacha, em seguida incorpore muito bem a manteiga, caso contrario a sua base poderá começar a desfazer-se quando for servir. Num tabuleiro próprio coloque a sua mistura pressionando muito bem até formar uma base, reserve.

  Numa taça coloque o seu queijo creme e bata um pouco, junte em seguida as latas de leite condensado e envolva tudo muito bem, tem de ganhar uma textura suave, em seguida junte o sumo das limas e a raspa (reserve um pouco da raspa para decoração se assim e desejar), volte a envolver tudo muit…

Panna cotta de lima com mirtilos

Nunca tinha feito panna cotta por isso decidi experimentar, correu bem e adorei o sabor, vou repetir claro.


Ingredientes:

200 ml de leite
200 ml de natas
5 folhas de gelatina sem sabor
3 c/sopa de açúcar
Raspa de 2 limas
Mirtilos q.b.


Preparação:

Num tacho, leve ao lume as natas, o leite, a raspa das 2 limas e o açúcar, deixe ferver. Enquanto isso, coloque as folhas de gelatina a hidratar em um pouco de água fria por 5 minutos. Esprema bem as folhas e coloque no preparado anterior, mexa bem até dissolverem por completo.


Apague o lume e verta o preparado em forminhas de selicone, leve ao frio até solidificar, cerca de 5 a 6 horas. Retire do frio, desenforme e sirva com os mirtilos.



Fotos de Filipa Mota