Pão de abóbora


Hoje trago um pão que nunca tinha feito nem provado, pão de abóbora.



Ingredientes:

500 g de abóbora cozida
2 c/ chá de fermento biológico seco
1 c/ sobremesa de mel
500 g de farinha de trigo
1 c/ chá de sal
70 ml da água de cozimento da abóbora
1 gema e 1 c/ de sobremesa de leite para pincelar




Preparação:

Coza a abóbora, escorra a agua de cozimento deixando 70 ml da mesma e deixe arrefecer. assim que estiver fria coloque no liquidificador para triturar bem. Na água do cozimento que reservou junte o fermento e desfaça bem, deixe repousar um pouco e em seguida adicione o mel e volte a mexer bem para dissolver, reserve.



Numa taça coloque a farinha e o sal, abrindo um buraco no centro onde irá colocar a água preparada e o puré de abóbora, vá misturando aos poucos com a farinha e comece a amassar até obter uma massa firme e elástica. Coloque a massa numa superfície enfarinhada e trabalhe por cerca de 15 minutos, se estiver muito seca poderá adicionar um pouco de água, se tiver ainda do cozimento da abóbora melhor.
Coloque a massa de volta na taça e deixe repousar tapada com um pano, isto durante 1 hora, ela vai aumentar para o dobro.


Volte a trabalhar a massa só por 1 minuto e deixe repousar por mais 5 minutos. vá batendo entretanto a gema com o leite. Passados os 5 minutos coloque a massa num recipiente de forno e pincele por cima com a mistura anterior. Leve ao forno já pré aquecido a 180º, estará pronto dentro de 45 minutos. Deixe arrefecer.

Fotos e video de Jessica Martins

Comentários

  1. Nunca comi pão de abobora, esse ficou lindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha feito de abóbora mas adorei, agora quero experimentar fazer de beterraba que eu adoro. Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Instagram