Tarte de limão e manjericão

Antes de mais nada, quero desejar a todos um bom ano de 2018 e como se costuma dizer... ano novo, vida nova, geralmente é só uma frase e não passa disso mas este ano para mim será diferente, irei fazer por isso. O ano de 2017 foi um ano com os seus altos e baixos, muita coisa aconteceu boas e más, algumas que me fizeram perder o meu rumo no que diz respeito à cozinha, mas é a minha verdadeira paixão e não posso negar. Será também um ano em que cuidarei mais de mim, pois isso não tem acontecido.

Esta vai ser a primeira receita do ano, uma receita inspirada da revista Gourmet de Lux, uma revista que neste momento conta com 3 volumes.



 Ingredientes:

Para a massa doce:

250 G de farinha
100 G de açúcar
90 G de manteiga
1 ovo

Creme de limão e manjericão:

2 ovos
100 G de açúcar
100 G de sumo de limão
50 G de manteiga
10 G de manjericão

Merengue:( Não está igual á receita original)

250 G de açúcar
3 claras



Massa doce:

Misturar a farinha, o açúcar e a manteiga até obter uma areia grossa, em seguida juntar o ovo para ligar a massa e ficar homogénea. reserve no frigorífico por cerca de 15 minutos. Forre uma tarteira com a massa e leve ao forno a 160º por 10 minutos, deixe arrefecer.

 
Creme:

Num tacho junte os ovos com o açúcar e o sumo de limão. Deixe cozinhar em lume brando, sempre mexendo até atingir os 82º C. Passe em seguida para um copo e deixe arrefecer até atingir os 60º C, junte a manteiga e o manjericão, triture tudo com a varinha mágica e deixe arrefecer no frigorifico.



Merengue:

Comece a bater as claras em castelo e vá adicionando aos poucos o açúcar sem deixar de bater.


Barre a sua massa com o preparado de limão e manjericão e em seguida cubra com o merengue, por fim com um massarico queime um pouco e decore com folhas de manjericão.


Comentários

  1. A tarte ficou linda e as fotos também! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, as fotos fui eu... até fiquei surpreendida de terem saido tão bem.
      Beijos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Instagram