Tarte de maçã e franboesa



Já à bastante tempo que não venho aqui, tenho tido tanto trabalho, ando tão cansada que nem tempo para a cozinha tenho tido. Hoje trago uma receita de tarte de maçã com framboesa, vi o Chef Jamie Oliver  a fazer uma e inspirou-me e como a minha irmã veio passar o fim de semana cá a casa era uma boa sobremesa.


Ingredientes para a massa:

500g de farinha de trigo
250g de manteiga
1 c/ sopa de raspa de limão
2 ovos
100g de açúcar em pó 

Para o recheio:

Maçãs 1.b.
1 chávena de chá de framboesas
80g de manteiga
3 c/ sopa de açúcar

Para o topo da tarte:
1 ovo
Canela q.b.
Açúcar q.b.



Preparação da massa:

Junte a farinha com a manteiga e misture as duas com as mão, em seguida coloque o açúcar em pó e a raspa de limão e volte a misturar, por fim junte os dois ovos e o processo é o mesmo. coloque farinha sobre a bancada e disponha a massa, não precisa amassar mais, apenas junte tudo formando uma bola e envolva em filme transparente, deixe repousar por 30 minutos.


Preparação do recheio:

Lave e descasque uma quantidade de maçãs suficientes para cobrir o fundo da tarteira que irá utilizar, corte em cubos médios, coloque numa taça e junte as framboesas e o açúcar, misture tudo e reserve.

Pré-aqueça o foeno a 180º.
Com o rolo estenda a massa, não deixe ficar muito fina, disponha na tarteira passando o rolo por coma para cortar o excesso da massa e reserve o que sobrou. Disponha as frutas e coloque por cima a manteiga aos pedaços. Bata 1 ovo e pincele á volta para fazer a união das massas Estique o resto da massa e cubra a tarte mas desta vez retire os excessos de lado os as mãos.
O restante ovo pincele no topo da tarte e polvilhe com açúcar e canela. Com a faca faça no topo da tarte uns golpes.



Leve ao forno, no tabuleiro do fundo por cerca de 40 minutos.
Irá sair a borbulhar, uma maravilha.

Comentários

Instagram