Paella de frango e chouriço




A Paella é um prato á base de arroz, típico da gastronomia espanhola e tem as suas raízes em Valência. Em Portugal é mais conhecido como arroz á Valenciana. 



Este fim-de-semana decidi fazer a Paella de Jamie Oliver, do livro "Poupe com Jamie", fiz apenas 2 pequenas alterações.


Ingredientes:

2 dentes de alho
1 cebola
1 cenoura
1/2 molho de salsa
70 g de chouriço
1 frango partido aos pedaços (na receita são só 2 pernas)
Azeite
1 c/ de chá de paprica doce fumada
1 pimento vermelho
1 c/ sopa de concentrado de tomate
1 cubo de caldo de galinha
300 g de arroz
100 g de ervilhas congeladas
200 g de camarões cozidos e descascados
1 limão




Confecção:

Descasque o alho e corte finamente, descasque a cebolo e a cenoura e corte-as grosseiramente. Pique os talos da salsa finamente, corte o chouriço e o frango em pedaços. deite um bom fio de azeite numa caçarola larga e baixa com tampa, ou numa paellera, e leve a lume médio com o alho, a cebola, a cenoura, os talos da salsa picados, o chouriço, o frango e a paprica, e deixe fritar durante cerca de 5 minutos, mexendo frequentemente. Retire as sementes ao pimento, corte-o em pedaços  e coloque na caçarola por mais 5 minutos.


Misture o tomate e o cubo de caldo esfarelado, junte o arroz e mexa durante 2 a 3 minutos para ele começar a absorver todos aqueles deliciosos sabores. Junte 7,5 dl de água a ferver e deite uma pitada de sal e pimenta, (eu reduzi um pouco á agua e juntei um pouco do caldo onde o camarão foi cozido). Coloque a tampa e, quando levantar fervura, reduza o lume e deixe cozinhar em lume brando durante 15 minutos, mexendo com alguma frequência, acrescentando um pouco de água, se necessário. Junte as ervilhas e os camarões, tape novamente e deixe cozer por mais 5 minutos, ou até voltar a levantar fervura. Rectifique os temperos. Pique as folhas de salsa e polvilhe a paella, e sirva-a acompanhada de quartos de limão, à parte.



Fotografia


Comentários

Enviar um comentário

Instagram